CASA DO PADRE
Materializamos a junção de dois prédios urbanos com 2 pisos, cada um com pouco mais de 2 metros de largura, situados no centro histórico de Barcelos, numa rua de forte carácter pedonal.

Um dos imóveis fora outrora conhecido como a casa do padre, por pertencer ao arcipreste de Barcelos. O adjacente era propriedade de um comerciante local, de nome Sr. Correia, que desenvolvia a sua actividade na loja existente ao nível do rés-do-chão.

Do programa fazia parte a criação de 3 apartamentos duplex e 1 estabelecimento comercial. Um desafio particularmente exigente dada a exiguidade do espaço e da fenestração natural.

Após a intervenção, o acesso aos apartamentos passou a fazer-se através de um corredor e escadas que conduzem a um hall de distribuição, a partir do qual se acede à fração do 1º piso, conforme registo original, e aos pisos superiores através de elevador.

Entre os pormenores distintivos que caracterizam este projecto, destaca-se o facto das saídas do elevador conferirem entrada direta em todas as habitações, aumentando desta forma o conforto e a privacidade de cada apartamento.

Os elementos passiveis de recuperação foram mantidos e reconstruídos, sendo disso exemplo a escada em madeira e as frentes de janela trabalhadas. Os restantes, como as portadas, portas e molduras, soalho, entre outros, foram construídos com base em técnicas e materiais do seu tempo - fins do século XIX.

Para permitir uma maior entrada de luz foi efectuado um saguão no ultimo piso onde a luz de sul entra e passa directa para a fachada norte uma vez que o pé direito entre o 2º e 3º piso é duplo e ajustado á inclinação do telhado.